Ciclo Labs Mensais DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos

OFICINA

Ciclo Labs Mensais DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos

Com RAFAEL ALVAREZ + ARTISTAS CONVIDADOS

 

1º LAB: 21 JANEIRO – sábado, das 15 às 18h

2º LAB: 25 FEVEREIRO – sábado, das 15 às 18h

Local: Casa da Dança / Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

Destinatários: Participantes maiores de 55 anos (-55 anos bem-vindos!) com ou sem experiência anterior em dança contemporânea, motivados no desenvolvimento do seu potencial criativo e performativo através do movimento e da criação em dança contemporânea, valorizando a sua experiência de vida.
Número máximo de participantes: 25
Participação gratuita.

Inscrições através do formulário disponível aqui para o 2º LAB (a partir de 1 de fevereiro) até o preenchimento das vagas por ordem de recepção.


DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos

O projeto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos® criado e dirigido em Lisboa pelo coreógrafo Rafael Alvarez, celebra mais de 20 anos de atividade regular – aulas semanais, laboratórios mensais de formação e criação, apresentação de projetos coreográficos e espetáculos. Para além das aulas semanais de Lisboa que têm vindo a ser realizadas de forma regular desde 2001, a BODYBUILDERS organiza desde 2016, um ciclo de Labs mensais em Paris e desde 2021 no Porto.

Os Labs Mensais DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos chegam agora a Almada com a programação de um ciclo de 10 laboratórios, implementados com o acolhimento e coprodução da Casa da Dança. Este novo ciclo dirigido por Rafael Alvarez, conta a colaboração de outros artistas convidados das áreas da dança, performance e teatro, partilhando as suas metodologias e processos de criar e pensar o corpo numa perspetiva pluridisciplinar.

Artistas Convidados: Catarina Câmara, Diana Niepce, Mariana Tengner Barros, Marcelo Evelin e Luís Castro

Nestes laboratórios os participantes serão desafiados a mergulhar no universo da dança e das artes performativas contemporâneas experimentando possibilidades de descobrir a criatividade através do corpo, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música, as imagens e o espaço, com foco na exploração de metodologias de improvisação e criação em dança contemporânea e performance.

Explorando emoções, sensações, ideias, memórias, sons e imaginários que se podem transformar em danças e histórias de movimento. Promovendo o envelhecimento criativo, no combate à inércia e na prevenção da diminuição de mobilidade, através do estímulo da autonomia física, intelectual e criativa. Um convite para explorar a criatividade, aliada ao prazer de dançar valorizando e celebrando o corpo da experiência.


Ciclo Labs Mensais DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos | ALMADA

Direcção Artística e Coordenação: Rafael Alvarez
Artistas/Formadores convidados: Catarina Câmara, Diana Niepce, Mariana Tengner Barros, Marcelo Evelin, Luís Castro
Coprodução: Casa da Dança e BODYBUILDERS | Rafael Alvarez
Acolhimentos: Casa da Dança e GCK_Gabinete de Curiosidades Karnart
Apoio: Programa de Apoio em Parceria – Arte e Envelhecimento Ativo da Direção-Geral das Artes/República Portuguesa

Próximo LAB: 25 de fevereiro


Rafael Alvarez – Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 24 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espetáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço. Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Leciona desde 1998, Dança Contemporânea – Improvisação/Composição e Dança Inclusiva, desenvolvendo proectos de formação/criação envolvendo estudantes e profissionais de dança, pessoas com deficiência/diversidade funcional, maiores de 55 anos e seniores, pessoas com Parkinson, crianças e artistas em geral. Coordenador e professor no projeto Dança Contemporânea para Maiores de 55 Anos & Seniores® que criou e dirige desde 2001. Coordenador artístico da Plural Companhia de Dança Inclusiva e professor de dança inclusiva na Fundação LIGA (desde 1998). Professor no Projeto Dançar com Pk – Aulas de Dança para Pessoas com Parkinson (desde 2014). Docente no recém-criado Curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Co-fundador e diretor artístico da BODYBUILDERS | Rafael Alvarez – Criação e Difusão de Dança Contemporânea.
www.bodybuilders.pt