CASA DA DANÇA

A nova direção da Casa da Dança dá continuidade ao projeto implementado pelo coreógrafo Paulo Ribeiro em 2019-20, a convite da Câmara Municipal de Almada, com o objetivo de estabelecer na cidade e no país um centro de dança inteiramente dedicado a esta forma artística.
Com longa experiência em programação internacional e em ações de qualificação artística, Adriana Grechi e Amaury Cacciacarro assumem, em abril de 2021, a direção artística da Casa da Dança com o objetivo de estabelecer no município um centro internacional de investigação em dança dedicado à criação contemporânea, à formação e à qualificação artística através da partilha de processos e obras artísticas, e à difusão de trabalhos performativos para públicos diversos.

A Casa da Dança propõe acionar dimensões afetivas entre artistas e públicos, ativando estúdios, espaços públicos e teatros da cidade de Almada como campos relacionais voltados ao convívio, à fricção, à reflexão e ao encontro entre pessoas de diferentes contextos culturais e sociais. Para criar uma maior proximidade com a comunidade local apresenta uma série de dispositivos voltados à partilha artística visando o aprofundamento da relação dos cidadãos com a criação contemporânea.

A programação em 2021-24 tem como foco três eixos principais que desenham uma rede conectada de ações: Apoio à Criação, Qualificação Artística e Programação Internacional – TRANSBORDA.

Para o Apoio à Criação artística, a Casa da Dança continua a acolher RESIDÊNCIAS de processos de criação de artistas no estúdio do Ponto de Encontro, em Cacilhas. E proporciona no final das residências partilhas públicas de processos, acrescentando diferentes olhares e abordagens aos seus trabalhos, assim como a possibilidade de experimentar e testar propostas com a participação de espetadores.

Em 2021, a Casa da Dança iniciou um projeto singular de Qualificação Artística dirigido a profissionais e estudantes de dança e de outras artes performativas, promovendo criações participativas em performances dirigidas por coreógrafos internacionais, os LABORATÓRIOS/PERFORMANCES. As criações proporcionam o contato direto com as propostas, modos de trabalho e práticas exercidas por diferentes criadores contemporâneos. Em tempos de reflexão sobre o futuro das artes torna-se urgente mudanças de paradigmas nas relações internacionais visando o aprofundamento dos encontros e intercâmbios. O projeto se expande em 2024.

A Casa da Dança oferece também uma Programação Internacional com ESPETÁCULOS no Fórum Municipal Romeu Correia, no Teatro Municipal Joaquim Benite e na Casa Municipal da Juventude de Cacilhas. A 5a edição da TRANSBORDA será realizada de 26 de abril a 11 de maio de 2025.

A Casa da Dança busca ampliar o acesso e a qualificação artística no município, apoiando artistas e interligando propostas conectadas ao presente e que refletem sobre o futuro da dança e das artes performativas contemporâneas.