MASTER CLASS Composição em Tempo Real
Com CLÁUDIA DIAS
31 de janeiro, sábado das 15h às 18h
“Na origem, a palavra grega theoría designa a embaixada festiva que se dirigia a um lugar distante para participar numa festa em honra dos deuses.”1 Em termos filosóficos designa a vida contemplativa por oposição à vida prática da produção (capitalista).
Esta Master Class tem como objectivo partilhar a componente teórica da Composição em Tempo Real, ou seja, os seus princípios orientadores e o seu modo de actuar. É uma aula direcionada para a zona antes da acção. A participação nesta Master Class, aberta a 40 pessoas, é condição para a frequência posterior nas aulas, ao longo de 2026.
1Byung-Chul Han. Vita Contemplativa. Relógio D’Água.
MASTER CLASS Composição em Tempo Real
Local: Casa da Dança / Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro
Destinatários: Pessoas com ou sem experiência anterior na CTR, com interesse por modos de operar em colectivo e com disponibilidade para experimentar práticas de improvisação e composição com o corpo.
Número máximo de participantes: 40
Participação gratuita.
Inscrições para a MASTER CLASS de 31 de janeiro de 2026 através do formulário disponível aqui a partir de dia 5 de janeiro.
As inscrições serão aceites por ordem de receção, até ao preenchimento das vagas.
Foto: Américo Jones
Labs CTR 2026 | Composição em Tempo Real
sábados das 15h às 18h:
21 de fevereiro
21 de março
20 de junho
18 de julho
26 de setembro
17 de outubro
19 de dezembro
Labs CTR | Composição em Tempo Real
Formação na área da improvisação e composição que usa como ferramenta teórico-prática a Composição em Tempo Real (CTR), criada por João Fiadeiro.
Aplicada no contexto artístico, a CTR constitui uma ferramenta de trabalho para lidar com o desconhecido, uma vez que nesta prática não existe um guião pré-definido. Nesse sentido, pode ser entendida como uma técnica de improvisação embora ultrapasse largamente essa categorização. Esta técnica tem um modo operativo estruturado a partir de um quadro espacial, temporal e funcional e é apoiado por princípios orientadores.
Cláudia Dias – Coreógrafa, performer, formadora, diretora dos projetos Sete Anos Sete Peças, Sete Anos Sete Escolas, A Coleção do Meu Pai e ARECA. Fundadora da SETE ANOS/COMPANHIA DE DANÇA DO SEIXAL, onde desempenha as funções de direção artística e coreógrafa.
Iniciou a sua formação em dança na Academia Almadense, foi bolseira na Companhia de Dança de Lisboa, concluiu o Curso de Formação de Intérpretes de Dança Contemporânea no Fórum Dança e o Mestrado em Artes Cénicas na UNL. Foi bailarina no Grupo de Dança de Almada. Foi artista associada da Re.Al e do Espaço do Tempo e artista residente no Alkantara.
Nomeada para o Prémio Melhor Coreografia de 2013 e 2017 pela SPA. As suas peças foram escolhidas pela crítica especializada nacional por diversas vezes para figurarem entre as melhores do ano.
