RESIDÊNCIA
LA BURLA
5 – 16 Jul 2021
La Burla é uma ficção coreográfica que acompanha duas figuras situadas em um presente obscuro e pós-apocalíptico. Invocações e rituais onde o sagrado e o profano se misturam para submergir-se e atravessar as profundezas. Santas, bruxas, videntes, diabos, monstros e heroínas compõem o imaginário desta peça que deseja dar corpo e voz a um variado repertório iconográfico medieval.
La Burla é o resultado da parceria entre Bruno Brandolino (UY) e Bibi Dória (BR) em colaboração com Leticia Skrycky (UY). A pesquisa desta peça mobiliza perguntas que correspondem tanto a um pensamento coreográfico quanto a um desenvolvimento ficcional. Nos perguntamos: Qual é a relação entre coreografia e ficção e quais ferramentas de composição coreográfica podem ser utilizadas para gerar ficção?
Neste sentido, foram construídas práticas e procedimentos coreográficos que nos permitiram trabalhar com um repertório iconográfico específico e construir ficção a partir de sua ativação. Este repertório reúne imagens que percorrem vários séculos de produção visual na Idade Média e discursam sobre religião, paganismo, magia, contrapondo claramente duas visões de mundo: a oficial, ditada pela Igreja, e a não oficial, ligada aos ritos pagãos e as festas populares. Em La Burla, convocamos estes corpos e sujeitos de tempos históricos distantes para reverberar em nossos corpos contemporâneos como estratégia para gerar uma ficção ambígua, fortemente expressiva e absurda.
Direção e performance: Bruno Brandolino
Co-criação e performance: Bibi Dória
Desenho de iluminação: Leticia Skricky
Convidado / Olhar Artístico: Bruno Moreno
Equipe Audiovisual: Ian Capillé e Gabriela Giffoni – Filmes Fantasma
Comunicação: Renata Torralba – Uva Digital
Figurino: Nina Botkay
Produção Executiva: Gabriela Orestes
Apoios: O Espaço do Tempo, Projecto 23 Milhas, La Caldera (ES), O Rumo do Fumo, Estúdios Victor Córdon, Fórum Dança, Casa da Dança, e com Apoio a Residência de Materiais Diversos através do programa de consultoria em produção Novos Materiais.