Partilha de processo/ conversa com artistas no dia 16 de Janeiro, 16h
SPRING! – Acompanhamento de projetos de criação em desenvolvimento é um dos eixos de ação da Rede More, que oferece ferramentas de apoio à criação e produção artísticas nas suas diferentes fases, com o intuito de apoiar e realçar a importância dos processos como espaço de experimentação, profissionalização e reflexão, potenciando a cumplicidade em carreiras artísticas autónomas.
Foram selecionados dois projetos de criação para o acompanhamento ao longo da temporada de 2025-2026, MOTHERLAND da Francisca Pinto e Square Dance do Connor Scott. Estarão em residência partilhada com o principal objetivo de proporcionar intercâmbio entre os dois projetos, diálogo e partilha de processos, artísticos e práticos, num contexto comum.
Square Dance (título provisório) é um projeto que questiona a noção e a incorporação do “espírito” como medida de profundidade numa performance. Recorrendo ao movimento northern soul dos anos 70 como uma corporeidade que estimula a reflexão, o projeto explora modos de incorporação através de uma relação persistente e evocativa com a música e a dança.
MOTHERLAND, ou terra-mãe, dá visibilidade à maternidade como o trabalho mais antigo e natural do mundo. É também uma reivindicação da possibilidade de continuar a existir como profissional das artes performativas, enquanto mãe de duas crianças pequenas. Um espaço que vive da contradição entre o nada querer fazer, ou provar, não querer entreter, mas apenas estar com, junto, ao mesmo tempo inevitavelmente entretendo e recriando. Motherland é também um lugar caótico, mas onde a vida acontece num ritmo próprio, questionando e reformulando expectativas de tempo de trabalho e produção.
Foto: Gen Reeves/ Square Dance_Connor Scott
Apoio Spring! 2025-2026 República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
