17 OUTUBRO 2025, 19H

  • CASA DA DANÇA - Ponto de Encontro

SAL DA BOCA I Partilha de Processo

GABRIELA CORDOVEZ

Local: CASA DA DANÇA – Ponto de Encontro
Preçário: Entrada livre
Reservas: casadadanca@casadadanca.pt
Residência na Casa da Dança de 6 a 17 de outubro 2025

 

Sal da Boca é um dos três trabalhos selecionados para o “Apoio à Criação 2025”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança.

Sal da Boca é um trabalho em processo que entrelaça voz, memória, movimento, som e texto. O projeto se constrói como um concerto coreográfico que, através do uso político e coreográfico da voz, busca gerar memórias e ficções compartilhadas entre corpos e territórios. A proposta parte do desejo de invocar o que não está visível, mas ainda ressoa no corpo e na atmosfera que o envolve, criando um universo morfo-geológico-afetivo.

Como artista nascida na Colômbia, criada no Brasil e migrante em diferentes países na Europa, trago em meu corpo uma história marcada por deslocamentos. Por isso, investigo neste projeto a relação entre corporalidade e território, criando espaços de exploração do corpo e da voz que ativam paisagens, afetos e tempos.

Trabalho a ideia de um corpo-garganta que ressoa e os fenômenos ao seu redor, evoca memórias e sonoridades, tornando-se paisagem, entidade geográfica e territorial. Esse processo permite compartilhar espacialidades e territórios que se desdobram em uma escala humana, dentro e através do meu corpo.


Gabriela Cordovez – Sou uma artista do corpo, nascida na Colômbia e criada no Brasil, com um enfoque particular na exploração da conexão entre dança, coreografia e performance. Além disso, investigo e estudo os campos da antropologia e da arte sonora.

Meus trabalhos e investigações, que formalmente se apresentam nos formatos de obras cênicas, performances, instalações sonoras e textos, tratam da tentativa de desconstruir a noção de agência, a partir da elaboração de diferentes tecnologias de deformação e afetação do corpo – entendendo que, em todos os momentos, somos agentes e também somos afetados pelo nosso entorno.

Meus projetos receberam apoio do Goethe-Institut, Nordisk Kulturfond, Itaú Cultural, Galerie Wedding Berlin, Lake Studios Berlin, Fórum Dança, Casa da Dança de Almada, CAMPUSPC Portugal e Acción Cultural Española. Atualmente sou artista vinculada à associação cultural La Parceria, em Madri, onde desde 2023 desenvolvo o projeto pedagógico CUERPOS SONOROS e estou em processo de criação e pesquisa do meu novo trabalho intitulado “Sal da Boca, Lo que no está aún existe”.