MAURICE ACCOMPAGNÉ
Um século de composição musical
Um século que cruza intensamente a música com o corpo
Um corpo que se torna cada vez mais musical e poético
Um corpo social
Um corpo político
Um corpo que sintetiza o mundo
Um corpo que respira o mundo e a música sempre presente a prolongar o corpo e a amenizar o mundo.
Compositores com som e corpo universais.
Em 2024, a Companhia Paulo Ribeiro iniciou uma trilogia, partindo de diferentes épocas, que se inspira na música, respiração dos tempos, e na sensibilidade dos seus compositores.
MAURICE ACCOMPAGNÉ, a primeira parte da trilogia (2024), incide sobre o início do século XX, cruzando a obra de Luís de Freitas Branco e de Maurice Ravel. Uma criação que se foca no espírito do tempo, na liberdade criativa e expressionista dos loucos anos 20. Um tempo de todas as possibilidades, na descoberta da essência da vida, pela relação ritualista com o corpo que se transcende.
Paulo Ribeiro cruza realidades e geografias diferentes e lembra como a música e o corpo transcendem o momento e nos ligam irremediavelmente uns aos outros. É claramente pelo corpo e pela música que nós estamos todos conectados, para além da banalidade e da espuma dos dias.
Foto: José Caldeira
Ficha artística
Direção artística e Coreografia: Paulo Ribeiro
Consultoria Musical: Luís Tinoco
Assistente do Coreógrafo: Ana Moreno
Interpretação: Diogo M. Santos, Francisco Ferreira, Liliana Oliveira, Beatriz Miguel Correia e Rodrigo Loureiro
Desenho de Luz: Nuno Meira
Figurinos: José António Tenente
Música: Luís de Freitas Branco – A Morte de Manfredo; Vathek: VII Variation IV: Palais des Parfums. Maurice Ravel – Miroirs M. 43: IV. Alborada del gracioso in D. Minoir; Piano Concerto in G Major, M. 83: III. Presto; Violin Sonata No. 2 in G Major, M. 77: II. Blues. Moderato; Piano Concerto in G Major, M. 83: II. Adagio assai; Pavane pour une infante défunte, M. 19a; Sonata in A Minor for Violin and Cello, M. 73: II. Très Vif
Produção: Companhia Paulo Ribeiro
Co-produção: Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional São João, Convento São Francisco
A Companhia Paulo Ribeiro é uma estrutura financiada pela República Portuguesa/Direcção-Geral das Artes, com o apoio de Câmara Municipal de Cascais/Fundação Dom Luís I