PRÁTICAS DE CORPO SÓNICO
“Partindo da minha prática de danças urbanas, como o Kuduro, Afro House, Popping, Breakdance, Krumping, e a criação de uma dramaturgia que parte do corpo para a palavra, partilho neste Lab/ Performance as metodologias que tenho vindo a desenvolver.
A relação entre o corpo, o movimento, o sónico e o verbal no processo de criação são os elementos estruturantes que vamos experimentar através de exercícios práticos.
Neste laboratório procuro propor um corpo em exaustão e a exploração de textos a partir deste cansaço. Textos com ritmo de 140 BPM (batidas por minuto), batidas de Kuduro desenvolvidas no corpo de cada participante. Os movimentos básicos partem sempre de passos de Kuduro e se transformam em outras danças, como Popping, Krumping e Breakdance. Utilizaremos muitos movimentos de pé em que no Kuduro chamamos toques de pernas, e não passos de dança, todos esses toques são criados através de uma coreografia de texto e movimento associado ao corpo em situação de exaustão. Será um laboratório intenso onde o campo coreográfico de um ator ou um bailarino já é híbrido.” Gio Lourenço