26 ABRIL 2025, 17H

  • Largo do Farol de Cacilhas - Almada I TRANSBORDA 2025

DANSER LA VILLE

TAOUFIQ IZEDDIOU

26 APRIL | SAT | 17:00
Local: Largo do Farol de Cacilhas – Almada
Entrada livre
M/6 | Duração: 60 min.
TRANSBORDA – 5a Mostra de Artes Performativas de Almada

 

Uma criação coreográfica participativa para o espaço público com bailarinos profissionais e praticantes de artes performativas. Danser La Ville é uma irrupção, uma rutura, uma explosão, uma contaminação dançada na cidade. A utopia aqui é parar o tempo quotidiano ao confrontar a cidade com corpos dançantes. Com eles, somos convidados a reconsiderar o uso dos nossos pés, seja a caminhar, a dançar ou a correr, a nossa relação com o solo e a terra. Ao ritmo da música e dos corpos, Danser La Ville convida-nos a soltar por momentos o peso do mundo através de um transe libertador.

Danser la Ville is an irruption, a rupture, a contamination that makes the city dance. An invitation to momentarily let go of the weight of the world through a liberating trance.


Ficha Artística

Coreografia, performance: Taoufiq Izeddiou

Performance: 30 bailarinos e praticantes selecionados por convocatória pública

Produção: ANANIA Danças

Coprodução: Cidade de Aix-en-Provence, Fundação AXA Apoio Théâtre du Bois de l’Aune Aix-en-Provence, Escola Superior de Arte de Aix-en-Provence


Taoufiq Izeddiou descobriu a paixão pela dança contemporânea em Marraquexe através de uma formação que o próprio descreve como selvagem. Em 2003 fundou a Anania, a primeira companhia de dança contemporânea de Marrocos. Em 2005, criou o festival On Marche, em Marraquexe. Em 2003 criou a primeira formação de dança em Marrocos: Al-Mokhtabar (O Laboratório). As coreografias de Izeddiou foram apresentadas no Danse Afrique Danse, Montpellier Danse, Charleroi Danse, Rencontres Chorégraphiques Internationales de Seine-St-Denis, CND em Paris, Festival de Marseille, Tanzquartier em Viena, HAU em Berlim, TransAmériques no Canadá. Em 2019, Taoufiq Izeddiou foi nomeado Chevalier des Arts et des Lettres. É artista associado da VIADANSE – Centre Chorégraphique National de Bourgogne Franche-Comté em Belfort, apoiado pelo Ministério da Cultura e Comunicação (FR).