OFICINA DE COMPOSIÇÃO/INTERPRETAÇÃO
O CORPO PENSANTE com VERA MANTERO
23 de fevereiro a 4 de março 2022, das 10h às 16h (exceto 26 e 27 de fev.)
Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro
Destinatários: Profissionais, estudantes e interessados em artes performativas com alguma experiência em práticas corporais.
Número máximo de participantes: 14
Taxa de inscrição: 50€
Inscrições através do formulário disponível aqui (a partir de 17 de janeiro) até o preenchimento das vagas por ordem de receção.
O CORPO PENSANTE – A relaxação, o uso da voz, a escrita, a respiração e a associação livre são alguns dos meios a serem usados neste workshop por forma a chegarmos aos movimentos, ações, estruturas e desejos de composição que se encontram neste momento em nós. Exploraremos alguns deles separadamente de forma a incorporá-los mais tarde em processos de improvisação mais longos ou complexos, ou mesmo em processos de composição. Serão também importantes os estados particulares de consciência, a atenção a sinais exteriores e interiores (awareness), o uso do espaço e a exploração de objetos e materiais. Ironia e mãos vazias levar-nos-ão mais longe ainda.
—
VERA MANTERO estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Tornou-se um dos nomes centrais da Nova Dança Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira coreográfica em 1987 e mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura.
Desde 2000 dedica-se também ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e cocriando projetos de música experimental.
Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospetiva do seu trabalho até à data, intitulada “Mês de Março, Mês de Vera”. Representou Portugal na 26ª Bienal de São Paulo 2004, com Comer o coração, criado em parceria com Rui Chafes. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (IPAE/Ministério da Cultura) e em 2009 o Prémio Gulbenkian Arte pela sua carreira como criadora e intérprete.