``TRAÇA _ um caminho para um lugar de força`` com SARA ANJO e NÁDIA YRACEMA

OFICINA / PERFORMANCE

OFICINA/PERFORMANCE

TRAÇA _ um caminho para um lugar de força”
com SARA ANJO e NÁDIA YRACEMA

18 a 22 de julho 2022 (segunda a sexta) – 17h às 21h.
performance/caminhada: 23 de julho 2022 (sábado) – 10h às 17h

Local: Casa da Dança / Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

Destinatários: Profissionais, estudantes e interessados em artes performativas com alguma experiência em práticas corporais.
Número máximo de participantes: 12
Participação gratuita.

Inscrições através do formulário disponível aqui (a partir de 13 de junho) até o preenchimento das vagas por ordem de receção.

Foto: ©joanalinda

——–

“TRAÇA _ um caminho para um lugar de força”
Encontro de práticas artísticas em andamento

“Encontra um lugar de força, aí sente-te como um centro de atração, um centro de atenção. Faz agora uma acção que expanda essa sensação. Os lugares de força são lugares que mexem connosco, sem razão visível ou aparente e convidam a experimentar sensações diferentes.”

Esta é uma proposta de encontro que procura através das acções de caminhar, respirar e parar uma relação intensiva e extensiva do corpo com os lugares. Estas 3 acções são 3 gestos primordiais da humanidade. Respirar o gesto que dá a vida e na sua ausência retira-a. Caminhar o gesto que nos faz avançar e procurar. Parar, o gesto fundamental que intercala todo e qualquer movimento. São também gestos que, ao serem explorados além da sua função de mecanismos involuntários, criam um espaço de profunda reflexão e consciência do corpo, de nós e do mundo. Estes gestos são ainda primordiais a todos os seres que vivem seja em movimento, seja em quietude e acontecem na relação continua e simbiótica com o meio envolvente.

Este encontro propõe também trabalhar diferentes partituras, escritas a partir de instruções, através da caminhada enquanto prática artística experimental, prática esta que convoca a livre interpretação, a liberdade e autonomia de quem as faz.

——-

SARA ANJO é bailarina e coreógrafa, interessa-se por práticas meditativas e extáticas, sendo as acções de respirar e caminhar as principais. Interessa-se também por desenvolver o seu trabalho numa relação com espaço exterior e de paisagem, sobretudo as paisagens de reserva natural. Interessa-se também por ritmo e pulsação, andamento e deslocação e desenvolve um teatro sónico, explorando a coreografia e o espaço performativo na sua dimensão sonora. A par das suas peças tem desenvolvido um trabalho de notação e arquivo, como forma de notar e anotar o movimento dos corpos no espaço. Tem apresentado o seu trabalho sobretudo num contexto Europeu. Questiona-se permanentemente acerca do que nos move? Como nos movemos? E para onde nos movemos? Tem mestrado em coreografia pela Das Graduate School de Amesterdão (2016) e as suas referências são: Anna Halprin, Usula K. Le Guin, Hildegard Westerkamp, Yoko Ono, Werner Herzog, James Turrel e Murray Schafer.

NÁDIA YRACEMA inicia a sua formação e actividade no teatro universitário – TEUC- Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra, onde conclui o curso de formação no ano lectivo de 2007-2008, continua como parte integrante do grupo e membro de direcção até 2011. Paralelamente cursou Direito.
Posteriormente ingressou na ESTC – Escola superior de Teatro e cinema / Ramo actores, nos anos lectivos de 2012-2015. Após conclusão da formação académica trabalha frequentemente como atriz em teatro, tendo tido a oportunidade de trabalhar com encenadores nacionais e internacionais. Tem uma participação ativa em vários organismos que promovem o trabalho colaborativo nas áreas do cinema, teatro e performance. Em 2018 é uma das candidatas escolhidas para integrar o projecto internacional de Teatro École de Maîtres. Em 2019 vence, juntamente com Cleo Diára e Isabél Zuaa, a 2º edição da bolsa Amélia Rey Colaço com o projeto AURORA NEGRA.