RESIDÊNCIA
(Re)union – 405
22-26 julho 2024
Partilha de Processo: 26 de julho, sexta às 16h.
405 é um dos cinco projetos selecionados para a secção #strictlyworkinprogress da 5.ª edição do Encontro Bienal de Artes Performativas – (Re)union, organizada pela Rede More.
405 anos é o tempo que demora uma garrafa de plástico a degradar-se.
Plástico, nome de origem grega “plastikos” que significa – capaz de ser moldado, é um material de origem natural ou sintética. Foi a sua adaptabilidade, plasticidade, leveza e durabilidade que tornaram os plásticos tão famosos.
405 anos são 6 gerações que vão sofrer as consequências da garrafa de plástico que hoje não foi reciclada ou reutilizada.
Em 405 anos nós já não estaremos por aqui, mas os nossos descendentes sim e merecem que lhes deixemos um planeta igual ou melhor do que quando por aqui habitámos.
Imaginem se as baleias fizessem as regras?
E se nos ouvíssemos as suas histórias?
E se as baleias mandassem no mundo?
Elas não destroem o mundo onde vivem.
E se eu fosse uma baleia? Qual seria a minha perspectiva sobre o planeta, sobre os oceanos?
A mudança é necessária para o futuro que precisamos para sobreviver enquanto espécie.
Através de uma narrativa, as crianças vão sentir proximidade, vão ouvir ver e entender. Vão sentir proximidade a um problema que para a maioria é invisível. Se eu não conheço ou não vejo o problema, então o problema não existe. Se de repente o problema se torna uma realidade palpável, da qual eu faço parte, a minha necessidade de intervir e a minha responsabilidade, de repente torna-se uma verdade inquestionável.
Todos somos descendentes do oceano e como tal temos uma responsabilidade em tomar conta dele. Estamos todos interligados.
Como podemos em conjunto melhorar este planeta?
Ficha Artística
Criação e conceito: Daniela Andana
Cocriação e interpretação: Daniela Andana e Sofia do Mar
Espaço cénico, desenho de luz e figurinos: Daniela Andana, Sofia do Mar e Miguel Santos
DANIELA ANDANA é licenciada em Educação Física pela Faculdade de Motricidade Humana. Entre 2002 e 2003 integra a peça Provas de Contacto do Prof Luis Xarez e o projeto Eurodanse a cargo de Stephan Jurgens e coreografado por Wayne McGregor em Dublin. Em 2005 termina a licenciatura em Educação Física e integra a Escola Superior de Dança. Em 2006 participa em peças de dança infantil em co-produção com a Companhia de Dança de Almada. Entre 2010 e 2016 foi bailarina residente na Companhia de Dança de Almada. Dançou peças de Benvindo Fonseca, Carla Jordão, Rita Galo, Nuno Gomes, Ricardo Ambrósio, Rita Judas e Bruno Duarte. Em 2010 cria a peça Acasos, em 2011 a peça Galileu e em 2015 a peça Não Lugar para a Companhia de Dança de Almada. Em 2014 faz uma Pós- Graduação em Artes Cénica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Em 2015 estagia na Companhia do Chapitô, como assistente de direção de cena e faz o curso de Gestão e Produção de Artes Performativas – Fundação GDA. Em 2020 participa numa Masterclass com a Companhia Akram Khan e no Atelier de criação com Vítor Hugo Pontes. Em 2024 cria o solo Home.m e participa num Laboratório de Movimento com Ivana Muller. Trabalha com crianças desde 2003 e tem desenvolvido oficinas/ateliers e projetos informais ao nível da dança criativa. Em 2022 termina o curso de 600h do Romana’s Pilates. Tem formação em Low Pressure Fitness, Pilates Clínico e Exercício no Pré e Pós-parto.
SOFIA DO MAR é licenciada como bailarina pelo Conservatório Nacional de Lisboa em dança contemporânea e clássica. Ao longo da sua formação destaca os cursos intensivos com a VertigoDance Company, Israel; Koninklijke Balletschool Antuwerp, Bélgica; Untamed Productions – Wim Vandekeybus; GAGA Movement – Método Ohad Naharin no Studio Naim, Batsheva Dancers, Tel Aviv – Israel; Rhiannon Faith: Dancing Theatre’s Company, Londres; Kompania Primavera com Darius Lewandowski, Croácia. Trabalhou na Companhia de Dança de Almada, como bolseira profissional da Kibbutz Contemporary Dance, Companhia de Dança do Funchal e em diversos projetos como Freelancer destacando: Apresentação do TEDx OPorto com a CIA in Progress, Porto; no Vídeo-Dança “VACUUM” de Nina Chong e companhia Dance 2 Believer, na seleção oficial do festival INSHADOW, Portugal e ViDEOSKiN II em Movie Garden, Pokhara-Nepal; “Threads of Identity – Free As My Hair” com a coleção TM, Porto; Performance Dancing Fieldings (Lançamento do Álbum) na LX Factory e no Conservatorio Superior de Música de Castilla y León, Salamanca; n’O Lago dos Cisnes e o Quebra-Nozes de Mehmet Balkan com Bailado Nacional de Portugal; em “Divagações” na Charity Gala Lions no Grande Auditório Culturgest; Residência Artística “3 Queen” no Festival de Artes do Zêzere com bailarinos da COR – Olga Roriz, pela MusiCamera Produções no Castelo de Almourol e Convento de Santo Cristo, participaram no projeto 2020 coreografado por Antonio Calero, além de participar regularmente com projetos com Clapso Producciones e Acelera Producciones. Recentemente cocriou o vídeo de dança SHED com o fotógrafo Kiem Lam e como dupla no projeto “Keep An Eye On Your Belonging” com Abian Hernandez.