RESIDÊNCIA
DUELO (título provisório)
26-30 agosto 2024
Esta é uma ideia que surge da vontade de reunir estes companheiros de longa data, uma parceria de dois performers que já trabalharam juntos anteriormente em vários projectos. A dramaturgia será construída a partir, por exemplo, da exploração do dilema sonoro, sendo sem dúvida um dos temas em debate no contexto deste dueto/duelo entre o desejo de uma melodia presente, a música como força motriz, uma intenção que Sílvia Real poderá personificar, e a ausência de música, no seu sentido mais convencional, transposto para o universo da sonoplastia, no caso do corpo de trabalho de Miguel Pereira. O que resultar desta dicotomia será certamente um lugar de encontro e de desencontro, construído a partir de um diálogo entre diferentes perspectivas do que pode ser a relação do corpo e do movimento com a experiência auditiva e sensorial proporcionada pela presença / ausência da componente sonora ou musical.
Miguel Pereira – Frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Dança de Lisboa, Portugal. Foi bolseiro em Paris e Nova Iorque. Como intérprete trabalhou com Francisco Camacho, Vera Mantero, Jorge Silva Melo, entre outros. Trabalhou com Jérôme Bel em “Shirtologia (Miguel)”. Como criador destaca “Antonio Miguel” com o qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte e a menção honrosa do Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian (2000). Tem apresentado e leccionado na Europa, Brasil, Uruguai e Chile.
Sílvia Real – Estudou dança clássica com Luna Andermatt, no London Studio Centre, na London Contemporary Dance School e no Lee Strasberg Theatre Institute. Foi intérprete de João Fiadeiro, Vera Mantero, Filipa Francisco, e Francisco Camacho, entre outros. Como criadora destaca, em dupla com Sérgio Pelágio, a trilogia “Casio Tone”, que culminou em 2024 com a estreia de “Casio Tone Reprise”. O seu trabalho foi apresentado na Europa, Brasil e EUA. Dirigiu o Grupo 23: silêncio! e coordena o Centro de Formação Artística.