RESIDÊNCIA
MÁRIO AFONSO
27 FEV – 3 MAR 2023
vaziopleno é o novo projecto de Mário Afonso, uma peça para três intérpretes com estreia prevista para final de 2023.
Este projecto tem como ponto de partida o desaparecimento do corpo. Decorre da observação do artista relativamente às alterações que a tecnologia introduziu nas sociedades contemporâneas; um mundo em rede, sob forte influência de múltiplas plataformas e redes sociais, numa rápida transformação que altera a estrutura relacional entre indivíduos e, por conseguinte, a ideia de comunidade.
Trata-se de um projecto experimental, de carácter processual, que aborda as dicotomias indivíduo vs. comunidade; local vs. global; presença vs. representação de presença.
vaziopleno vai assim ao encontro do corpo actual, que ora corre, ora espreita, ora escapa a cada instante.
Concepção, direcção e interpretação Mário Afonso
Parceiros O Rumo do Fumo, Tapada da Tojeira/CENTA, CEM, Teatro Viriato, EVC-Estúdios Victor Cordon, Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Linha de Fuga, Festival Temps d’Images, Casa da Dança, Teatro Municipal de Bragança.
Produção Carta Branca
Produção executiva Catarina Caldeira
Desde 1998 e até à actualidade Mário Afonso apresenta trabalho autoral na área da dança. No âmbito da formação, dirige, desde 2001, workshops, seminários e outros eventos na área do fazer e do pensar, como projectos de tutoria destinados ao público profissional e acções de formação concebidas para o grande público. No âmbito da colaboração artística, foi co-criador em obras de outros artistas com os quais partilha uma afinidade estética e conceptual e, mais recentemente, tem integrado projectos na qualidade de assistente artístico.
Em 2009 fundou a associação cultural Carta Branca, através da qual promove iniciativas de largo espectro na área da criação artística, formação e realização de ideias. Em 2016 deu início ao projeto Prata da Casa – acervo de vídeos documentais para a dança contemporânea, de acesso universal online: www.cartabranca.pt