RESIDÊNCIA
MARINA NABAIS
4 – 7 dezembro 2023
COM OS PÉS
Como podemos viver a nossa liberdade em harmonia com a liberdade da Natureza? Quais são os limites da nossa liberdade individual e coletiva? Como nos podemos aproximar mais da Natureza através da autoconsciência e da noção de corpo? Estas são algumas questões que servem como ponto de partida para esta residência artística.
COM OS PÉS pretende refletir sobre a liberdade individual e coletiva em relação com a Natureza, debruçando-se sobre uma dimensão ampla de tempo e espaço. O projeto coincide com as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, marco histórico que evoca a experiência de se ser ou não livre e os contornos que assume nas pessoas e contextos naturais e sociais.
A experiência de se “ver” com os pés, e permitir descobrir e vivenciar o mundo através das sensações. Os pés evocam a ideia de expansão da consciência e de diálogo interno.
Trata-se de uma proposta de projeto artístico e de investigação que visa colmatar a pouca vivência prática sobre a liberdade, através do trabalho com o corpo nas diferentes dimensões: eu, o outro e a Natureza. A articulação entre estas dimensões é essencial para o desenvolvimento do processo criativo que se centra na pessoa, na vivência em coletivo e na aprendizagem com a Natureza.
foto: ©Leonor Carpinteiro
Marina Nabais – Doutoranda em Artes Performativas pela FBAUL e mestre em Artes Performativas (Teatro do Movimento) pela ESTC. Bacharelato pela Escola Superior de Dança, ramo de Espetáculo. Pós-graduação na School For New Dance Development, Amesterdão. Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa.
Em 2003 cria a menina dos meus olhos, associação cultural e em 2013 nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores. Como intérprete trabalhou com diversas entidades e artistas e desenvolve, ainda, um trabalho pedagógico na área da dança abrangendo diferentes faixas etárias, e junto de diferentes estruturas.