MAGNUM SOARES

imagem©Thierry Soares

RESIDÊNCIA
RAÍZES
3 – 12 OUT 2022

 

RAÍZES parte de uma reflexão sobre o impacto da mineração no Brasil, no qual o maior desastre tecnológico social e ambiental do mundo, responsável por destruir Bento Rodrigues (Minas Gerais, Brasil), ganha visibilidade. O espetáculo, de carácter documental e autobiográfico, nasce da necessidade do criador de se expressar sobre o tema, enquanto o redescobre e o transporta para a atualidade, encurtando distâncias entre o seu país e o que agora é a sua casa, numa fusão entre relembrar o passado e prevenir o futuro, unindo pontos que se aproximam e que podem resultar nas mesmas consequências desastrosas. O espetáculo é marcado por uma fusão de elementos multidisciplinares, baseados em memórias e relatos dos habitantes de Bento Rodrigues. As experiências humanas vivenciadas e as memórias ganham forma através da Dança Contemporânea.

——-

Direção artística, Coreografia e interpretação: Magnum Soares
Dramaturgia: Pedro de Filippis
Assistência coreográfica: Bárbara Cordeiro
Música original: André Xina
Desenho de luz: Luís Moreira
Acompanhamento artístico: Adriana Melo
Produção: Inês Afonso • Universo Paralelo
Parceiros: Cia. InsanaCena, Produções Real Pelágio
Apoio à residência artística: Casa da Dança, Centro de Experimentação/Município da Moita, DeVIR/CAPa e Produções Real Pelágio, Associação Cultural

Apoios Câmara Municipal de Lisboa
Parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

——-

Magnum Soares nasceu em 1996, Minas Gerais – Brasil. Em 2012, iniciou-se em Belas Artes com a orientação do Mestre Elias Layon. É formado em Dança e Teatro de Marionetas. Em 2018, concluiu o curso de Dança-Teatro FOR DANCE THEATRE na Companhia Olga Roriz. Desde 2018, é bailarino na Companhia Nome Próprio no espetáculo Margem do coreógrafo Victor Hugo Pontes. Em 2019 integrou o elenco do espetáculo A Laura quer! e em 2022 do espetáculo Concerto n.º 1 para Laura, de Sílvia Real e Francisco Camacho. É intérprete no projeto Pequenos Poemas do Agora – Lá Fora, de Marina Nabais (2020/22) e no espetáculo BRASA, de Tiago Cadete (2021). Em 2020 cocriou com Adriana Melo um espetáculo de Teatro de Marionetas e Formas Animadas intitulado A Caravela Desconhecida. No seu percurso artístico conta com colaborações com outros criadores, como Olga Roriz, Leonor Barata, Marta Jardim, Miguel Linares e Guto Martins e Tiago Cadete. Com o espetáculo Raízes estreia na criação e interpretação a solo.