IN EX(ILE) LAB

ALKANTARA

IN EX(ILE) LAB – ALKANTARA

25 – 28 SET 2023

De 25 a 28 de setembro a Casa da Dança em Almada recebe a primeira sessão de formação do projeto IN EX(ILE) LAB, organizada pelo ALKANTARA.

A sessão de formação em formato workshop de vídeo é lecionada por Luciano B. Cieza e tem como participantes artistas selecionados na Open Call IN EX(ILE) LAB em Portugal, Francisco Thiago Cavalcanti, Letícia Simões e Keyla Brasil.

O projeto IN EX(ILE) LAB pretende apoiar artistas em situação de exílio, que tenham mudado de país recentemente, e que queiram integrar-se profissionalmente no país onde agora residem. Para isso oferece condições para a criação de uma performance, para o desenvolvimento de contactos profissionais, para aconselhamento artístico por parte de artistas com carreira estabelecida e para chegar a novos públicos no espaço europeu.

O Alkantara é um dos parceiros principais do projeto IN EX(ILE) LAB que reúne organizações culturais sediadas em França, Itália, Chipre e Portugal.

Mais informações sobre o projeto em inexilelab.eu


IN EX(ILE) LAB é concebido e implementado por quatro organizações culturais: atelier des artistes en exil (França), Visual Voices (Chipre), Alkantara (Portugal), Santarcangelo Dei Teatri (Itália).

Fazem também parte do projeto cinco organizações associadas: Abantu social cooperative (Itália) Acesso Cultura (Portugal), Cyprus Refugee Council (Chipre), La Briqueterie (França), Théâtre National de Chaillot (França). E quatro pessoas peritas Eva Neklayeva, Maral Bolouri, Khaled Barakeh, Khaled Alwarea. Estes membros fornecem o seu feedback sobre a concepção e implementação do projeto.

O programa de mentoria é dirigido por Ana Pi, Jeanno Gaussi, Kamilya Jubran, Muna Mussie, Nadia Beugré e Ntando Cele.

IN EX(ILE) LAB é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.


Luciano B. Cieza

Luciano B. Cieza (Buenos Aires,1983) é um artista multidisciplinar que trabalha com cinema, vídeo, fotografia, poesia, música e performance. Formado em cinema experimental pelo San Francisco Art Institute na Califórnia, também estudou arte multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Apresentou filmes, performances e exposições na Argentina, Brasil, França, Estados Unidos, Portugal e Bélgica. Os seus filmes foram exibidos em diversos festivais internacionais de cinema.

foto: ©LucianoBCieza