Katarina Lanier

RESIDÊNCIA
KATARINA LANIER
4 – 15 SET 2023

 

DANCES OF DESIRE

Dances of Desire é uma peça que adentra um universo de sensualidade cenográfica, erótica e desejos subconscientes através da personagem (e dançarina) ficcional Clarissa Genosis. Trata-se de um tempo e espaço que brinca com os limites entre desejo e repulsa, entre atração e medo. Através da pesquisa de movimentos que almejam esculpir não só composições visuais, mas que mergulham em estados corpóreos. O trabalho tenciona transpor o público para um casulo de sonhos, enquanto – intermitentemente – o traz de volta à superfície da realidade.

Enquanto nos perdemos em materialidade, imagens abstratas e símbolos, a personagem de Clarissa traz-nos de volta ao estúdio e ao presente, onde estamos num teatro. Ela sonda a audiência com as seguintes perguntas:  “Qual é a fonte de atos criativos? Quão longe podemos seguir narrativas, desejos e sonhos que esculpimos? Pode a realidade, fora do processo criativo, arcar com a mesma liberdade?”

 

Dances of Desire é um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio à Criação 2023”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança.


Conceptualização, criação, performance Katarina Lanier

Performance e Colaboração Etna

Performance e Colaboração Leonor Lopes

Apoios Forum Dança & Casa da Dança


 

Katarina Lanier é uma dançarina bósnia-americana, artista visual e pesquisadora independente. Atualmente está em um processo de pesquisa onde investiga condições contemporâneas de produção erótica e poéticas do desejo.

Etna é ativista da comunidade LGBTQIA+ e des trabalhadores do sexo em Paris. Trabalha há dois anos no cinema queer como ator e dançarino. Criou mais de 20 espectáculos e personagens para o cabaré parisiense Le Chochotte.

Leonor Lopes é performer, criadora, artista visual. Interessa-se no cruzamento entre disciplinas, na materialidade que viabiliza a ficção e o surreal, e em processos de colaboração. Criou as peças velã (2020) e FEARFANFIC (2022).

Sister Engineering é uma engenheira e multi-instrumentista. Na sua prática, constrói instrumentos electrónicos e de software de áudio de código aberto, colocando em primeiro plano a utilização criativa da tecnologia para apelar à mudança através da curiosidade.

 

fotos: © Jean Lopes