RESIDÊNCIA
EXISTE UMA REALIDADE OBJETIVA ONDE O MEU CORPO E A MINHA MENTE SÃO UM SÓ MAS EU NÃO ESTOU AQUI NEM NUNCA ESTIVE
26 ABR – 6 MAI 2022
A eterna desconexão entre corpo e mente/espírito e a incessante busca pelo lugar onde as coisas supostamente fazem sentido é o território de investigação que este projeto habita. Estamos atravessadas por distâncias e fronteiras num mundo desordenado e cada vez mais fragmentado. É possível sentir-se completo nesta paisagem destroçada do mundo, que somos nós? Como articular os fluxos do corpo e do pensamento? Como fechar os olhos se os pensamentos fervem nos dedos dos pés?
Historial da companhia
Depois de terem trabalhado de forma autoral em projetos distintos, coletivos e independentes, na Argentina, Brasil, França, Bélgica, Holanda e Portugal, Bárbara Faustino e Janice landritsky iniciam um projeto onde unem os seus saberes e desejos. Enfrentam a busca por um material de movimento comum, conceito e pensamentos próprios deste encontro para pensar a cena. Desta pesquisa, surge “lava.po.nada”, o primeiro projeto da dupla. Nasce no momento em que as trajetórias das duas dançarinas se cruzam em Lisboa, Portugal. Ali, ambas são vistas em um contexto que as une em questões e problemas comuns: o corpo no lugar da distância, o corpo migrante; a dança em tempos de fronteiras fechadas; a tensão entre o corpo coletivo e o próprio. A criação desta peça se deu no contexto da Residência Artística na Companhia de Olga Roriz em Lisboa (entre setembro e outubro de 2020), e continuou, com o apoio do Polo Cultural Gaivotas | Boavista, Lisboa. Esta primeira peça teve estreia no Festival ACTO (Elvas, junho/2021) coordenado pelo UMCOLETIVO e foi apresentada no Festival das Marías (Beja, Mértola, Grândola e Aljustrel, em Novembro/2021). Atualmente estão em processo de investigação de uma nova peça, com apoio das Oficinas do Convento, onde farão residência em abril de 2022.
Bárbara Faustino
Brasileira, é bailarina, performer e professora de dança. É formada pela Escola Municipal de Bailado do Teatro Municipal de São Paulo e também é Licenciada em Dança pelo curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Fez o Curso para professores de Pré-Primary e Primary da Royal Academy of Dance of London. Trabalhou como bailarina e professora de dança para crianças, adolescentes, adultos e seniores no Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico – em Serpa, Portugal, onde desenvolveu pesquisa autoral em dança e construiu três solos autorais. Atualmente tem base em Lisboa, onde trabalha como bailarina, coreógrafa e professora de dança em espaços como a Academia Inatel e o Fórum Dança. Atualmente tem base em Lisboa, onde trabalha no diálogo entre ensino e performance. Recentemente participou da remontagem da peça THE SHOW MUST GO ON, de Jérôme Bel, apresentando-se na Culturgest (Lisboa), no Teatro Rivoli (Porto) e no Teatro Viriato (Viseu). Também dançou na Ópera-Tango “Maria de Buenos Aires”, apresentando-se no CCB (Lisboa).
Janice Iandritsky
Argentina. É dançarina e professora de dança, tango e acrobacia. Estuda Composição Coreográfica na Universidad Nacional de las Artes (Buenos Aires). Em 2015 integra a “Compañía de Danza Contemporánea de la UNA”, com a qual dança, nos anos 2016 e 2017, na Bienal Arte Joven, Festival Ciudanza e Festival de Danza Contemporánea de Buenos Aires, entre outros. Cria “3” (2016) com o baterista venezuelano Omar Menendez, e “Migra” (2018) com o bandoneonista argentino Martin Sued, apresentando-se em França, Bélgica, Brasil, Argentina e Holanda. Em 2018 ingressa na “Compagnie TangoArt” (Paris) dirigida por Ariane Liataud. Atualmente mora em Lisboa onde trabalha: como coreógrafa e bailarina em “María de Buenos Aires”, Ópera- Tango, com direção de Daniel Schvetz e co-produção do Festival Cistermúsica, Centro Cultural de Belém, Câmara Municipal de Setúbal e Câmara Municipal de Castelo Branco; e como intérprete na nova criação do coreógrafo congolês Faustin Linyakula no Teatro Nacional Dona Maria II.