DANIEL PIZAMIGLIO

imagem©Tomás Santos

RESIDÊNCIA
“M”
5 – 9 SET 2022
24 – 28 OUT 2022

 

“M” é uma conferência-performance estruturada em três momentos dedicados a ativar publicamente um processo de luto a partir de um objeto criado para uma performance que nunca aconteceu. A conferência é composta (entre texto, luz e som) por um conjunto de movimentos que dão conta dos restos de um processo inacabado – um luto – que aqui se afirma enquanto uma força política e de resistência. No texto desta conferência, “M” será um poema feito a partir de uma lista de palavras começadas por “M” que misturam fragmentos de tempos e espaços, entre estórias e ações para contornar delicadamente os traços de “M”. “M” é uma conferência- performance de Daniel Pizamiglio em convivência com o trabalho de luz de Letícia Skrycky e de som de Pedro Marum em torno da performatividade do luto como um espaço ético-político. “M”: Uma performance-Mourning.

——-

Direção artística, texto e performance: Daniel Pizamiglio 

Objeto: Mariana Nobre Vieira / Confecção: Silvana Ivaldi  

Interlocução artística: Carolina Canteli 

Direção do coro e performance musical: Márcia Lança 

Objeto de luz: Leticia Skrycky

Sessão sonora: Pedro Marum 

Imagem © Tomás Santos 

Residências Artísticas: Casa da Dança (Almada), Trust Collective, Campus Paulo Cunha e Silva (Porto), Forum Dança 

Estreia: Rua das Gaivotas 6, Janeiro de 2023 

Agradecimentos especiais: Miguel Oliva Teles, Sónia Baptista, Julián Pacomio, André Halak, Marum e Lou Drago, Leonor Lopes, Lucas Damiani, Nazario Díaz, Nicole Gomes, Ves Liberta e Bárbara Cordeiro

Apoio: Actual Arquitectura da Cultura – AADK, Campus Paulo Cunha e Silva e Fundação Calouste Gulbenkian

——-

Daniel Pizamiglio é criador, performer e pesquisador brasileiro, radicado em Lisboa. De 2008 a 2010 fez o Curso Técnico em Dança de Fortaleza (2008-2010). Durante este período encontrou o coreógrafo João Fiadeiro e a partir deste encontro mudou-se para Lisboa em 2012, onde actualmente vive e trabalha. Desde então estuda e pratica a Composição em Tempo Real; participou no Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança (2015-2016); tem colaborado como intérprete, co-criador e assistente de direcção com diferentes artistas. No seu trabalho autoral, procura um encontro entre a poesia e o corpo (“Dança Concreta”) e como activar a corporalidade dos afectos e da relação (“Preste Atenção Em Tudo A Partir de Agora” e “Vamos Comer Salette”). Em 2021, foi convidado por João Fiadeiro para fazer a assistência de curadoria e acompanhamento pedagógico-artístico do PACAP5 (Forum Dança) junto com Carolina Campos e Márcia Lança.