COOPERATIVA

imagem©Isabel Ortiz Carvajal

RESIDÊNCIA
COOPERATIVA
17 – 21 OUT 2022

 

Cooperativa é o terceiro projecto de Ana Rita Teodoro, Clarissa Sacchelli, Daniel Pizamiglio, Filipe Pereira, João dos Santos Martins e Sabine Macher que investiga coreografia como tecnologia de estar junto em palco. Nele se questiona o papel de autoridade artística como modo de operação de um trabalho, mas também como modo de desígnio sobre o que fazer em cena. Das discussões sobre produtividade, o valor da obra, o valor do trabalho, a dependência financeira para a existência, trazemos a questão sobre se é possível viver em modos de partilha radicais que preconizam experimentações idealizadas e nunca cumpridas.

De e Com Ana Rita Teodoro, Clarissa Sacchelli, Daniel Pizamiglio, Filipe Pereira, João dos Santos Martins, Sabine Macher

___________________

ANA RITA TEODORO é coreógrafa e bailarina. Mestra em Dança, Criação e Performance pelo CNDC de Angers/Paris 8 (França), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante. Estudou práticas de anatomia experiencial no c.e.m. (Lisboa) e butô com diferentes artistas na Alemanha, França e Japão.

CLARISSA SACCHELLI é uma artista cuja atividade se concentra no campo da dança. Desenvolve seus projetos movendo-se entre peças coreográficas, performances e ações formativas, enquanto também colabora com diferentes artistas.

DANIEL PIZAMIGLIO é performer e criador. Em Fortaleza encontrou o coreógrafo João Fiadeiro e mudou-se para Lisboa em 2012, onde atualmente vive e trabalha. Nos seus trabalhos busca materializar algo entre a poesia e o corpo, e como ativar a corporalidade dos afetos e da relação.

FILIPE PEREIRA é coreógrafo, bailarino e designer floral. O seu trabalho tem-se desenvolvido a partir de uma reflexão sobre a hierarquia dos dispositivos nas artes cénicas, dispersando a coreografia para os diversos elementos constituintes de um espetáculo, como a luz e a cenografia.

JOÃO DOS SANTOS MARTINS é artista. A sua prática distribui-se em múltiplas colaborações, experimentando entre formatos vários como a coreografia, a curadoria, a edição e a investigação.

SABINE MACHER é bailarina, escritora e fotógrafa, residente em Paris, França. Ela concebe projetos em que reforça as condições mínimas das artes performativas: um encontro no mesmo tempo e lugar por um período limitado, a fim de emitir e receber o que pode ser visto ou ouvido.