RESIDÊNCIA
CATARINA VIEIRA
26 fevereiro – 1 março 2024
Lugar X é uma reflexão sobre os mecanismos de extração de valor dos corpos, dos ecossistemas, da vida, das relações. Quais são os lugares aonde não queremos ou onde não podemos voltar, porque já não há nenhum tesouro para extrair, nem nenhum prazer para descobrir? O projeto pretender investiga narrativas com pistas falsas, que apagam vestígios, sobre o que ainda queremos e podemos preservar.
Lugar X é sobre os gestos para permanecermos vivos, apesar da e na devastação; as ações que recriam, convocam e lembram a vida. Como se cria corpo das ruínas? Como somos corpo de restos, de fantasmas, de dívidas e de assombros?
Neste projeto, pretendo trabalhar sobre a miragem do que chamo ‘lugares do comum’: espaços que estão, aparentemente, vazios de função capitalizável; lugares que ainda não foram apropriados ou que, por terem sido abandonados, se abrem a outros usos improvisados para lá das narrativas do valor e do capital.
Foto: ©SoniaGodinho
Catarina Vieira – 1983, Aveiro, Portugal. Criadora e performer baseada em Lisboa. Licenciada em Formação de Atores e Encenadores, pela ESTC (Lisboa, 2007). Mestrado DAS Theatre (Amsterdam, 2018), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Responsável pela criação e direção artística dos projetos: Chego sempre atrasada aos funerais importantes (Teatro Maria Matos,2018); Matéria, estúdio aberto para a partilha de práticas performativas; As canções que cantamos contra os muros que limpamos (2022), em colaboração com Aixa Figini e Josefa Pereira.
Links do projeto
https://www.facebook.com/projetolugarx
https://www.instagram.com/lugar_x/
https://catarinavieira.net/Lugar-x