fotografia: ©Thomas Lenden
RESIDÊNCIA
AEROMANCIA
1-5 julho 2024
Como todos os seres terrestres, plantas, humanes, micro-organismos, passamos a vida a dividir e a reciclar o ar do planeta enquanto respiramos. Estamos ligades por uma troca gasosa contínua e invisível, que nos torna interdependentes, confundindo o interior e o exterior, misturando vidas humanas e não humanas, tempos geológicos e futuros.
“AEROMANCIA” cria ficções de uma comunidade ligada pelos ritmos coletivos da respiração, capaz de “ler” o ar como se interpretasse um oráculo. A peça é um convite a imaginar uma respiração que não é apenas fisiológica e mecânica, mas também afetiva, transformadora, delirante, sensual e baseada em metabolismos estranhos.
O que acontece se nos concentrarmos nos nossos pulmões e na forma como veem, sentem, reparam e imaginam? Que co-inspirações surgem?
Nesta residência na Casa da Dança, u coreografe Alina Ruiz Folini trabalhará na estratégia dramatúrgica da peça depois do seu percurso na plataforma TERRA BATIDA / Festival Alkantara em Novembro 2023 e DAS CHOREOGRAPHY / Amsterdão em Abril 2024.
Ficha Artística
Direção, criação e performance: Alina Ruiz Folini
Co-criação e performance: Bibi Dória e Emily da Silva
Acompanhamento dramatúrgico: Carolina Campos
Desenho de Luz: Lui L’Abbate
Colaboração sonora: Rui Antunes
Apoio: Bolsa de Formação no Estrangeiro Fundação Gulbenkian, DAS CHOREOGRAPHY /
Universidade das Artes de Amsterdã, TERRA BATIDA – Associação Parasita.
Apoio em residências: Espaço Parasita, Espaço Piscina, DAS CHOREOGRAPHY /
Universidade das Artes de Amsterdão, Forum Dança, Casa da Dança – Almada.
ALINA RUIZ FOLINI é performer, coreógrafe e pesquisadore não binárie. Nasce na Argentina, vive em Lisboa e Amsterdão. Seu trabalho move-se entre dança, coreografia e práticas curatoriais. Realiza o DAS CHOREOGRAPHY 2022/24 na Universidade das Artes de Amsterdão, como bolseire da Fundação Gulbenkian. Mestre em “Prática Performativa e Cultura Visual” – Museo de Arte Reina Sofía (ESP) 2017/18. Realiza o PACAP 4 – Forum Dança (PT) em 2020. Apresentou seu trabalho no Center for Performance Research and Judson Church (EUA), Festival Internacional de Dança JUNTA (BR), CCK (ARG), La Casa Encendida, Teatro Pradillo (ESP), Festival NIDO (UY), Centro NAVE (CL), Festival FIDCU (UY), Materiais Diversos e Feminist School (PT) no TNDM (PT), entre outros.
Dirige a plataforma “ARQUEOLOGÍAS DEL FUTURO” em Buenos Aires. Co-cria com Ana Rita Teodoro (PT) o dispositivo oracular “LEITURA DE SERES VEGETAIS”. Colabora com Rita Natálio (PT) na criação de “SPILLOVERS”, com quem também co-cria o “FABULATÓRIO para Jovens” na Área Educativa do Museu Gulbenkian entre 2022 e 2024. Trabalha como bailarine na “TRILOGIA ANTROPOFÁGICA” e “SÉRIE CANIBAL” de Tamara Cubas (UY), desde 2016. É performer nas últimas criações dos coreógrafos Marco Ferreira da Silva (PT) & Jorge Jacome (PT) e Gustavo Ciriaco (BR). Realiza colaborações artísticas com Maura Grimaldi (BR), Josefa Pereira (BR), Silvio Lang (AR).
cargocollective.com/alinaruizfolini