ALINA RUIZ FOLINI

fotografia©Vitorino Coragem

RESIDÊNCIA
RUÍDO ROSA
6 – 17 Set 2021

RUÍDO ROSA surge do desejo de desierarquizar a relação entre ver-dizer-escutar, para abrir narrativas e mitologias a partir da imaginação oral. Propõe uma experiência coreográfica que se baseia na escuta como forma de conhecimento, onde os sentidos não são binários e as forças circulam entre cavidades, orifícios, recipientes, tubos, àguas, diluindo os limites entre dentro e fora, transitando por diferentes formas de dissociação e ressonância entre linguagem, voz e gesto.

A peça posiciona-se sobre a questão da escuta profunda, não só das propriedades sensoriais do som da voz, da respiração e das palavras, mas também das sensibilidades lésbicas e cuir, como uma preocupação com formas de pesquisa e criação que questionam as metodologias normativas de criação.

Criação, dança e coreografia Alina Ruiz Folini
Colaboração artística e dramaturgica Josefa Pereira
Figurinos Marine Sigaut
Iluminação Victor Colmenero Mir
Acompanhantes do processo Daniel Pizamiglio, Luciana Chieregati, Carolina Mendonça, Carolina Campos
Apoio à criação Fundação Calouste Gulbenkian, La Caldera — Barcelona, O Rumo do Fumo — Programa de residências Artistas Emergentes, ENTRE Festival Salmon, Residências Forum Dança — Residência PACAP 4, Graner — Barcelona, Casa da Dança – Almada.

Estreia: Festival Materiais Diversos / Outubro 2021 – Cartaxo, Portugal