DANÇA E DRAMATURGIA CINÉTICA com ALEJANDRO AHMED

OFICINA

fotografia©Cristiano Prim

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DANÇA E DRAMATURGIA CINÉTICA com ALEJANDRO AHMED
13, 14 e 15 de Dezembro 2021, das 14h às 18h 
Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

Destinatários: Profissionais, estudantes e interessados em artes performativas com alguma experiência em práticas corporais.
Número máximo de participantes: 15
Participação gratuita. Inscrições através do formulário aqui (a partir de 15 de Novembro) até o preenchimento das vagas por ordem de receção.

DANÇA E DRAMATURGIA CINÉTICA – Nesta oficina Alejandro Ahmed, um dos coreógrafos mais importantes do Brasil, compartilha uma experiência prática e expositiva dos modos de acionar e criar a dança, através das “cosmotécnicas” que fundamentam as criações e práticas do Grupo Cena 11.
Do conceito de “corpo vodu” à modulação e síntese músculo-esquelética-emocional de gravidade, junto as definições de coreografia estruturadas em retroalimentação, arte generativa, e algoritmo. O movimento como invenção de si, levando em consideração as relações entre fragilidade, força e homeostase. A evidência de coautoria nas criações individuais e em grupo, tendo a causalidade espalhada como amparo para a criação de ecossistemas coreográficos.

ALEJANDRO AHMED – Coreógrafo, diretor artístico, e performer do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Coreógrafo autodidata, junto ao Cena 11, promove o desenvolvimento de uma tecnologia de movimento que objetiva produzir uma dança em função do corpo e suas extensões.  Um corpo que catalisa através do movimento suas relações com o meio no qual se encontra imerso. As investigações atuais estão situadas em novas definições para o conceito de coreografia. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa nomeiam os campos de interesse aos quais Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Grupo Cena 11 e como performer.

Os trabalhos de Ahmed foram apresentados em diversos países da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Ásia. Atuou como curador na MITsp, Bienal Internacional SESC de Dança, Festival Cultura Inglesa, Mostra de Dança de Florianópolis, Itaú Rumos Dança, Petrobras Cultural e Festival de Dança de Joinville.

As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional EMERGÊNCIA-COERÊNCIA-RITUAL como guia de suas ações. Com 19 obras estreadas entre 1994 e 2019, junto ao Grupo Cena 11 e colaborações com artistas como Lia Rodrigues (BR), Hooman Sharifi (NOR), Antônio Araújo (BR), Rodrigo Pederneiras (BR), Felipe Hirsch (BR), Inbal Pinto (ISR), Volmir Cordeiro (BR), Luís Garay (ARG), Michelle Moura ( BR), Maikon K (BR). Tem sido reconhecido pela singularidade nas suas propostas e criações em Dança. Com 4 prémios APCA ( Associação Paulista de Críticos de Arte ), um Prémio Bravo, o Prémio Sérgio Motta de arte e Tecnologia, Bolsa Vitae,  Itaú Transmídia, Itaú Rumos Dança e prêmio “Honra ao mérito Cultural Cruz e Souza. Destacam-se os trabalhos Violência, SkinnerBox, Carta de Amor ao Inimigo, Monotonia de Aproximação e Fuga para Sete Corpos e Protocolo Elefante, e os solos Sobre Espectativas e Promessas e Z.