26 JULHO 2024, 16H

  • CASA DA DANÇA - Ponto de Encontro / Partilha de Processo

405

(RE)UNION – Daniela Andana e Sofia do Mar

Local: CASA DA DANÇA – Ponto de Encontro
Preçário: Entrada livre
Reservas: casadadanca@casadadanca.pt
Residência na Casa da Dança de 21 a 26 de julho.

405 é um dos cinco projetos selecionados para a secção #strictlyworkinprogress da 5.ª edição do Encontro Bienal de Artes Performativas – (Re)union, organizada pela Rede More.

 

405 anos é o tempo que demora uma garrafa de plástico a degradar-se.

Plástico, nome de origem grega “plastikos” que significa – capaz de ser moldado, é um material de origem natural ou sintética. Foi a sua adaptabilidade, plasticidade, leveza e durabilidade que tornaram os plásticos tão famosos.
405 anos são 6 gerações que vão sofrer as consequências da garrafa de plástico que hoje não foi reciclada ou reutilizada.
Em 405 anos nós já não estaremos por aqui, mas os nossos descendentes sim e merecem que lhes deixemos um planeta igual ou melhor do que quando por aqui habitámos.
Imaginem se as baleias fizessem as regras?
E se nos ouvíssemos as suas histórias?
E se as baleias mandassem no mundo?
Elas não destroem o mundo onde vivem.
E se eu fosse uma baleia? Qual seria a minha perspectiva sobre o planeta, sobre os oceanos?
A mudança é necessária para o futuro que precisamos para sobreviver enquanto espécie.
Através de uma narrativa, as crianças vão sentir proximidade, vão ouvir ver e entender. Vão sentir proximidade a um problema que para a maioria é invisível. Se eu não conheço ou não vejo o problema, então o problema não existe. Se de repente o problema se torna uma realidade palpável, da qual eu faço parte, a minha necessidade de intervir e a minha responsabilidade, de repente torna-se uma verdade inquestionável.
Todos somos descendentes do oceano e como tal temos uma responsabilidade em tomar conta dele. Estamos todos interligados.
Como podemos em conjunto melhorar este planeta?