“TRAÇA _ um caminho para um lugar de força”
Partilha do “Encontro de práticas artísticas em andamento”
“Encontra um lugar de força, aí sente-te como um centro de atração, um centro de atenção. Faz agora uma acção que expanda essa sensação. Os lugares de força são lugares que mexem connosco, sem razão visível ou aparente e convidam a experimentar sensações diferentes.”
Esta é uma proposta de encontro que procura através das acções de caminhar, respirar e parar uma relação intensiva e extensiva do corpo com os lugares. Estas 3 acções são 3 gestos primordiais da humanidade. Respirar o gesto que dá a vida e na sua ausência retira-a. Caminhar o gesto que nos faz avançar e procurar. Parar, o gesto fundamental que intercala todo e qualquer movimento. São também gestos que, ao serem explorados além da sua função de mecanismos involuntários, criam um espaço de profunda reflexão e consciência do corpo, de nós e do mundo. Estes gestos são ainda primordiais a todos os seres que vivem seja em movimento, seja em quietude e acontecem na relação continua e simbiótica com o meio envolvente.
Este encontro propõe um percurso circular, um movimento semelhante ao da respiração que nunca sendo igual retorna sempre ao mesmo lugar. Nesta caminhada haverá uma ligeira subida numa tentativa de aproximação ao céu, procurando vistas privilegiadas ou perspectivas mais abertas e uma descida evidente em direcção à água, elemento que se movimenta no fluxo das marés e deixa o corpo fluir em liquidez.
Foto: ©joanalinda