15 JULHO 2022, 19h30

  • CASA MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CACILHAS - Ponto de Encontro

Sky is different by the sea - partilha de processo

Projeto R-Evolution

 

Sky is different by the sea

Uma peça de teatro para dois peixes vermelhos que querem fazer uma Revolução.

“Até hoje, o lobo comeu o cordeiro. A gaivota comeu o peixe. O crocodilo comeu a gazela. Basta! Quebremos o círculo da vida! Os animais do mundo unem-se! A partir de hoje, nenhum animal comerá outros animais. Todos os animais comerão e alimentar-se-ão de humanos! Esta é a minha revolução!”-Spartacus, o peixe-dourado revolucionário.

Spartacus e Sharkie VII, dois peixes dourados, vivem juntos num aquário de vidro na sala de estar, mas não o sabem. Cada vez que se encontram, descobrem-se novamente, porque perdem a memória a cada cinco minutos.

Mas nem tudo o que eles sabem sobre si próprios está perdido: Spartacus sabe que é um revolucionário, sabe que tem de conceber uma forma de se juntar aos seus camaradas no oceano, onde a revolução natural de todos os seres vivos contra os homens está a ser preparada.

Sharkie VII sente que deve procurar alguém, sente que perdeu um grande amor.

Sky is different by the sea fala-nos de tentativas de sair do aquário para participar na revolução.

 

Direcção Carlo Geltrude, Carlo Galiero

Dramaturgia Carlo Galiero

Intérpretes Emiliano Dionisi, Miryam Chilà, Yara Asmar

Cenografia Rosita Vallefuoco

Música original Yara Asmar

Figurinos Rachele Nuzzo

Co-produção: R-Evolution, com parceria Artemrede

 

LOCAL: Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

ENTRADA GRATUITA

 

Sky is different by the sea resulta do encontro de cinco artistas emergentes oriundos da Itália, do Líbano e da Argentina, cuja colaboração se inaugura através do projecto R-Evolution (R-EV). O colectivo desenvolveu um total de três residências em conjunto: uma em Nápoles, outra em Atenas, prosseguindo o seu trabalho criativo na Trafaria, Almada.

R-EV visa apoiar os processos criativos de uma nova geração de artistas, encorajando o intercâmbio cultural e proporcionando aos participantes novos estímulos criativos como resultado da interacção e contaminação entre diferentes áreas culturais e geográficas. O projecto tem como objectivos fundamentais o apoio à criação e fomento da mobilidade criativa e internacionalização de jovens artistas, o fortalecimento de redes de cooperação entre agentes culturais do Sul, bem como a promoção de relações com os territórios e comunidades locais. Liderado pelo Nuovo Teatro Sanità, a que se junta uma rede de cinco teatros do sul da Itália, três teatros e organizações culturais gregas, um centro cultural do Líbano e seis centros culturais da América Latina – Argentina, Chile e Uruguai -, o projecto R-EV integra a Artemrede como parceira, com a cumplicidade dos Municípios de Almada e de Sesimbra.