9 JUNHO 2022, 19h

  • CASA MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CACILHAS - Ponto de Encontro

VOZES DO ROSSIO: UM DOCUMENTÁRIO COREOGRÁFICO - partilha de processo - residência

VICENTE RAMOS

 

Partilha pública da residência artística Vozes do Rossio: um documentário coreográfico. Um dos quatro trabalhos selecionados para o “Apoio a Criação 2022”, uma parceria entre o Forum Dança e a Casa da Dança.

A partir de uma série de entrevistas em áudio realizadas com pessoas que vivem suas vidas no entorno do Monumento de D. Pedro IV, no Rossio, Vicente Ramos constrói uma instalação sonora, que será ativada em uma performance. Ao deslocar-se com um microfone por entre os falantes de baixa potência, um performer amplifica as vozes e as torna audíveis em todo o espaço. Assim, o gesto inicial da entrevista de algum modo se repete aqui, com o mesmo instrumento – o microfone -, mas desta vez em outro contexto, como uma dramaturgia mixada em tempo real neste “documentário coreográfico”.

 

LOCAL: Casa da Dança/Casa Municipal da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro

ENTRADA GRATUITA

 

Criação e performance: Vicente Antunes Ramos

Cocriação: Giovanna Monteiro

 

Vicente Antunes Ramos desenvolve sua pesquisa artística nas áreas de teatro, dança e performance, tendo a voz, sonoridades e o uso de documentos em cena como eixos centrais de criação. Vicente é um dos fundadores do Comitê Escondido Johann Fatzer, coletivo interdisciplinar que se dedica à investigação cênica. Formou-se em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, e em 2021, mudou-se para Lisboa para fazer parte do PACAP 5, do Fórum Dança.