Helena Dawin
Na RTI – Almada, acolhemos a investigação da Helena Dawin sobre “vestígios invisíveis”
“Será que os vestígios formam a interface do surgimento do sentido e do não-sentido? Será que ligam os nossos signos e sinais com a fisicalidade e a materialidade do mundo? São descobertos vestígios ou são produzidos no acto de ler?” Seguindo as questões da filósofa Sybille Krämer
O vestígio, o visível do invisível. Através do vestígio conseguimos colocar-nos no lugar do que já não está aqui, conseguimos adaptar um outro olhar.
A memória invisível da dor, a dor invisível da memória. Qual é o vestígio da memória no corpo?
Telma João Santos
Auto-Re-A, projeto a ser desenvolvido ao longo de 2022, assenta em duas premissas/questões a serem desenvolvidas: onde está o corpo no contexto de uma comunicação científica? onde está o pensamento abstrato no corpo em improvisação? como germinar uma paisagem performativa interseccional centrada no que é invisível por entre ambas?
Apresento-me, represento-me, enfrento possibilidades de existência perante o(s) outro(s). Como investigadora nos cruzamentos entre matemática e performance e como perfomer, interessam-me os estereótipos metodológicos e estéticos associados a cada área de pesquisa e ação, propondo diferentes abordagens onde eles se intersectam e geram desconforto, tensão. A partir de um contexto autobiográfico, apresento uma conferência por entre o cálculo das variações e os estudos da performance como ferramentas, a partir de material autobiográfico. São estabelecidas várias ações de um corpo que se apresenta e representa e auto constrói, em constante tensão com um corpo que discursa e “pensa” em tempo real. Construo um universo especializado com contornos cliché, propondo processos de investigação como ferramentas performativas e não explicativas, os materiais precários como ferramentas desestabilizadoras de expectativas e a performance como lugar de fronteira.
Construo assim uma performance que é também a tensão entre o que se ouve, o que se vê e o que se perceciona que pode ser visto a partir de outra perspetiva inacessível.